Criança: Construção do conceito do número
O número faz parte do conhecimento
matemático. Faz-se necessário que a criança pegue, junte, separe, aperte,
amasse objetos a fim de chegar aos conceitos e ações próprias do conhecimento-
matemático. Manipulando objetos serão trabalhados os setes esquemas mentais
básicos para aprendizagem matemática: classificação, comparação, conservação,
correspondência, inclusão, sequenciação e seriação (ou ordenação).
Na comparação determinados objetos são
analisados estabelecendo diferenças ou semelhanças entre eles quanto à cor,
forma, tamanho, espessura, etc. Esse processo mental, comparação, é importante,
pois estabelecendo diferenças e semelhança se chega a outro processo, a
classificação.
Classificar é separar objetos, pessoas
e idéias em categorias de acordo com características percebidas por meio de
semelhanças ou diferenças. A classificação deve ocorrer de maneira espontânea.
Não há resposta correta ou errada, todas estarão corretas segundo a lógica quem
está classificando.
Na conservação a criança percebe que a
quantidade não depende da arrumação, forma ou posição dos objetos. De modo
geral, as crianças só estabelecem essa relação, a conservação, no período das
operações concretas.
A correspondência biunívoca, também
chamada correspondência um a um, diz que cada elemento do primeiro conjunto
deverá corresponder a apenas um elemento do segundo conjunto.
Segundo Jean Piaget, o número é uma
síntese de dois esquemas mentais básicos, a ordenação e a inclusão hierárquica.
Ordem é a relação que a criança elabora ao contar um determinado número de
elementos, sem saltar ou repetir algum; ordenação é a Sequenciação de objetos
segundo uma ordem direta e linear de grandeza, ou seja, segundo uma ordem
crescente ou decrescente, maior ou menor, etc.
Na inclusão hierárquica a criança
consegue quantificar os objetos como um grupo. Ao contar, ela nos apontará um
número para representar todo o grupo e não apenas o último elemento.
A seriação tem papel fundamental na
construção de conhecimento matemático. Seqüenciar é fazer suceder, a cada
elemento, outro, sem levar em conta a ordem linear de grandezadesses elementos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário