Observamos
que na pratica vivida por nós educadores, tivermos a oportunidade de que o
primeiro principio assumido é o de que o conhecimento sobre o que a criança
pode fazer e aprender, bem como conhecimento sobre objetivos de aprendizagem específicos,
são necessários para que os educadores de infância possam implementar qualquer
visão de qualidade na educação matemática elementar. Esse princípio pode para
uns parecer uma daquelas verdades que nem valem a pena mencionar,pois que para ensinar seja o que for é necessário conhecer o que é possível
ensinar.Para outros ,pode parecer um excesso impositivo.Isso porque todos nós já
fomos crianças e podemos em cada momento tentar perceber cada criança a partir
das nossas memórias.
Há que
se acreditar na capacidade das crianças, que são capazes de ir muito longe ao
seu pensamento matemático.
Uma
maneira de interpretar poderia ser o de tentar, tal como referido atrás, antecipar
o ensino formal da escola primária, ensinando numeração e aritmética. Mas o que
está em jogo neste princípio não é a questão da antecipação,antes a da
profundidade que se pode atingir .
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